Evolução das Máquinas

 Objetivo: Conhecer a história da evolução das máquinas industriais e os benefícios gerados por elas.

 Orientação ao professor

A indústria passou por um momento histórico conhecido como Revolução Industrial, que ocorreu devido à necessidade de mecanizar as formas de produção. O que era feito manualmente, passou a ser feito por máquinas, que com o tempo foram sofrendo transformações, com o intuito de dinamizar e otimizar os resultados.

Com isso, as indústrias cresceram, o comércio aumentou e a necessidade de oferecer produtos ao maior número de consumidores possível, também, passou a ser indispensável.

Como o tema pode parecer complexo para a faixa etária, a pesquisa será uma forma dos alunos se iterarem melhor em relação ao assunto, agregando conhecimento ao conteúdo trabalhado em sala de aula e no portal.

 Procedimento

1. Pergunte aos alunos se conhecem os diferentes tipos de máquinas existentes nas indústrias. Aborde as diferentes máquinas existentes, dependendo do setor, como nas indústrias automobilísticas onde é quase tudo robotizado.

 2. Peça aos alunos que acessem o áudio “Evolução das Máquinas” e após façam uma pesquisa em sites da internet sobre as máquinas industriais e os diversos tipos de indústrias: alimentícia; automobilística; moveleira.

 OBS.: Sugira que procurem máquinas como: batedeiras, centrífugas, tanques misturadores e outras.

 3. Monte com eles uma “Linha do Tempo”, com imagens de máquinas antigas e de máquinas atuais. Deve conter descrições a respeito do funcionamento.

 Áudio – Evolução das máquinas

  •  Acesse a ferramenta no portal para ouvir a locução do texto que segue abaixo.

 Evolução das Máquinas

Da máquina a vapor às máquinas robotizadas, os produtos e as indústrias evoluíram.

- A primeira máquina surgiu para acabar com a água numa mina de carvão. Essa máquina era movida a vapor.

- Para trabalhar com o plantio, no ano de 1708, foi inventada a máquina puxada pelo cavalo.

- O tempo passou. O comércio tornou-se muito importante e houve a necessidade de fabricar com mais rapidez os produtos.

- Com o aumento das vendas, o que uma pessoa poderia produzir, não era o suficiente. Por isso, as máquinas foram sendo incorporadas as indústrias, e o resultado era mais produtos feitos em menor tempo.

- Muitas pessoas trabalham nas indústrias juntamente com as máquinas de alta tecnologia.

- Na indústria automobilística, as máquinas é que montam os automóveis, sendo que há apenas uma pessoa para comandá-la.

- Na indústria alimentícia, têm as grandes batedeiras que misturam as massas, para fabricar muitos pacotes de biscoitos e pães.

- Os brinquedos que antes eram feitos manualmente, hoje são confecionados por diversas máquinas e em grande quantidade. Cada peça é feita numa máquina diferente, até chegar ao produto final. As leis de fabricação devem ser respeitadas para que os brinquedos saiam das fábricas prontos para serem vendidos, sem oferecer nenhum perigo a quem compra.

E, assim, com a ajuda de muitas máquinas, os brinquedos, os móveis, os remédios e muitos outros produtos são fabricados em grandes quantidades e em pouco tempo.